quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pelas ruas que andei...


Andar pelas ruas de Recife me causa uma enorme indignação. Mas como bem diz a música da banda Skank: “a nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa as janelas de nossas casas”, limito-me à observação, passo o dia remoendo imagens e agora relato o que tanto me incomoda. Andar pelo recife e perceber uma cidade suja não é novidade. Não é novidade também que os ambulantes na rua da Palma, rua Sete de Setembro, do Hospício e mercado de São José amontoam lixos em todos os lados das ruas causando a impressão de que disputamos espaços com porcos num ambiente nada saudável e nem um pouco bonitinho pra sair no cartão postal.
O que me é novidade é a quantidade enorme de pessoas que se mudam diariamente para as ruas do centro, principalmente a rua do Imperador, Dantas Barreto e ao longo da Conde da Boa Vista, mas isso é mais visível à noite, quando o comércio desce as portas e tem suas fachadas transformadas em abrigos. Este fato não é novidade para a maioria dos recifenses. A novidade está na quantidade imensa de pessoas morando nas ruas sem nenhum amparo ou atenção.
Passamos por estas vias sem nem nos darmos conta de tal fato. A primeira reação é culpar alguém, a prefeitura, o governo do Estado ou então a culpa é de Lula. Quer saber de uma coisa. Não vou culpar a ninguém. Creio que não me cabe fazer isso, mas posso pelo menos explodir num assomo de indignação pelo que vejo. Alguém (não sei quem) tem que tomar uma atitude que preste uma assistência a estes cidadãos com direitos tolhidos. Eu diria até mais, chamá-los de cidadãos é categorizar de forma imprecisa, eu diria seres humanos. É isso, seres humanos dormem nas ruas de Recife. A capital multicultural do Brasil ostenta um alto índice de desabrigados que não aparecem nos cartões postais da cidade.
Estamos deixando que crianças malabaristas acostumem-se nos sinais de trânsito da cidade. E esta facilidade fará com que o número de moradores de rua aumente. É preciso encarar o problema de forma definitiva e criar condições de vida que sejam satisfatórias para um futuro melhor. A situação não é fácil de ser resolvida, mas é preciso que se dê o primeiro passo que é uma indignação coletiva mas com as janelas abertas.

7 comentários:

  1. eu sei bemo que é isso. estudei, durante a noite, ali atrás da praça do diário e um dia qd larguei, por volta das 22h, me assustei ao ver a quantidade de gente dormindo embaixo das marquises. fiquei espantada e guardo até hoje esta imagem na minha cabeça. realmente alguém tem que tomar uma providência emrelação a isso.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, cara. É exatamente isso que encontramos pelas ruas de Recife e, mais especificamente à noite. É lamentável, só que ao mesmo tempo ficamos de mãos atadas, já que a solução não depende apenas de nós. O mais engraçado de tudo é que tão claro, tão na cara da prefeitura, uma vez que a maior concentração se dá no centro da cidade, mas esses governantes fingem que não enxergam.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. É a realidade da nossa cidade tão bela. O que anda fazendo aquelas pessoas que o povo colocou no poder? Onde elas estão que não veem como vivem essas pessoas?

    ResponderExcluir
  4. Um abraço grande, espero ve-lo em nosso colégio novamente. A familia Mickeylândia esta com saudades. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de blog, eu amei tanta inspiração, tanta verdade!
    Vamos juntos, com nossos blogs divulgar as verdades ao mundo, em busca de soluções e novas e melhores realidades!
    Bjs e bom trabalho no blog.
    Boas Férias.....

    ResponderExcluir
  6. Olá professor!
    mando uma música do gênero Rap na gual foi produzida por mim, e compositada por um colega.
    é um rap sobre a escola joaquim, que fizemos ano passado, á gincana da escola, que pedia uma música sobre o estudante. mas não deu serto ai fizemos sobre a escola.
    ai ta o link da música.
    só é copiar o link e colocar la em cima do navegador web OK.

    http://www.4shared.com/file/59271943/39627c8d/RAP_JOAQUIM.html?s=1

    para download ou execução online, só é clicar no play!

    ResponderExcluir
  7. Ai vai meu MSN & E-mail!

    E-mail: marcone--santos@hotmail.com

    ResponderExcluir