quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pegue na minha e balance


Ontem fiquei apavorado no ponto de ônibus perto de casa. Nada de assalto, nenhuma briga na mesa do bar... um vizinho meu aficionado por brega estava ouvindo este gênero e eu, sem nada melhor para ouvir, aprendi a letra rapidinho: "toque meu bem, toque uma pun... arretada. toque, vou dar uma goz..." meus amigos, eu assustado olhei para os lados para ver se alguém estranhava aquele absurdo, porém as pessoas continuaram indiferentes. Não sei se perceberam minha agonia, mas cá pra nós, desejei que a ditadura militar voltasse somente para censurar aquele som... não é discurso puritano não, eu só penso em nossas crianças e nos futuros homens e mulherem que serão um dia.

Dia desses conversando com nosso professor de discurso poético surgiu na sala um breve comentário sobre os bregas que comumente nos atingem de forma até deselegante e entram em nossas casas e nos tiram o sossego e o pior... ficam em nossas mentes, como o caso da letra do "toque meu bem". Nosso querido professor então solta um trecho do "pegue na minha e balance" e ressaltou que estas letras produzem riso, que isto é o que mais interessa à população atualmente e que é muito mais interessante se oferecer algo pronto, preparado, não permitindo ao leitor e ao ouvinte dar uma significação que busque sentir o que a poesia exala, então nosso professor recitou alguns versos de Juana Inés de la Cruz:

"Que unidas de las dos manos

las bien tejidas palmas

con movimientos digan

lo que los labios callan"...


Não é muito mais bonito assim? Vejam que maravilha, a autora disse a mesma coisa do "pegue na minha e balance", só que de um jeito muito mais poético. Seria demais pedir que a música baiana e o brega chegassem a este nível, mas tentar não custa nada... ou custa?

7 comentários:

  1. Grande Lourival... ele faz tudo parecer tão simples!!!
    Estava conversando um dia desses com meu namorado sobre poesia. Ele não aceitava o fato de que poesia nos fazia pensar e que o brega é tudo tão claro.
    E ele dizendo: isto é arbitrário!
    Eu: É sim!
    Ele: Porque o brega não pode ser poesia?
    Eu: Pelo mesmo motivo que o que eu escrevo no meu blog não é ciência.

    Coisas de cientista...

    Nós literatos somos privilegiados.
    =)

    Bjin!

    ResponderExcluir
  2. Entra lá no blog que tem postagem nova e uma perguntinha que queria que vocês respondessem...

    bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei, o que é que Paulo Coelho está fazendo nesta enquete??? Tais ficando doido é, Gerferson???

    ResponderExcluir
  4. Sobre a enquete, coloca Manuel Bandeira também. :)

    ResponderExcluir
  5. AMARela - paulo coelho ta ai pra ninguem votar mesmo, hahahah. pra nao dizer q to com marcação contra ele...

    KENIA - eu juro que tentei colocar manuel bandeira, mas depois q alguem vota não pode mais editar... fica pra próxima o grande vate de nossa cidade...

    obg pelas dicas

    ResponderExcluir
  6. Gerferson, eu concordo em gênero e número sobre os "bregas", são de péssimo gosto, e infelizmente convivemos com eles, e o pior é que ficam mesmo em nossas cabeças, aff! É triste ver as crianças cantarem e dançarem esses ritmos e ainda acham lindo!
    Quando isso vai mudar ou melhorar??????

    Bjs coloridos

    Andrezza Martins

    ResponderExcluir
  7. Olha indiquei seu blog no meu, tem um selinho lá pra vc de presente! Passa lá no meu blog, para ver e pegar o seu selo!
    bjos coloridos!

    ResponderExcluir